Entrevista Especial - Jornal Público

Suplemento Inovação & Estratégia

Artigo 16/01/2018

Entrevista Especial - Jornal Público

Escrito por Inovação & Estratégia

Com a sua sede situada no Porto, mas também com escritório em Lisboa – Paço D’Arcos –, a Sociedade de Advogados Teixeira & Guimarães foi fundada em 2012, perfazendo cinco anos de existência. Porém, toda a equipa conta com experiência anterior na área, onde já trabalhavam juntos embora noutra organização. É isso mesmo que explica João de Sousa Guimarães, fundador e responsável, enquanto desvenda o propósito da fundação da sociedade que lidera: “Todos os elementos da equipa têm experiência dentro do respetivo setor. O projeto nasce porque entendemos que o mundo está a mudar e, enquanto advogados, queremos  contribuir de modo diferenciado para as necessidades das pessoas. Somos uma sociedade muito vocacionada para a comunicação e pouco centrada em nós mesmos, ou seja, queremos existir para os outros. Por outro lado, queremos dignificar o exercício da nossa profissão e pretendemos, com a nossa atuação, valorizar aquilo que hoje em dia é o papel do advogado na sociedade”.
Os diferentes ramos do Direito e serviços oferecidos pela sociedade são abrangentes e incluem Early Stage Startup Advising; as áreas de Contencioso e Arbitragem; Bancário, Financeiro e Seguros; Recuperação de Crédito e Insolvências; Contratos, Registos e Notariado; Direito Laboral, Societário, Fusões e Aquisições; Propriedade Intelectual e Industrial; Contratação Pública e Direito  Administrativo; Direito da Família e Sucessões; Direito do Urbanismo e Imobiliário. A Teixeira & Guimarães dispõe ainda de parcerias estratégicas a nível nacional e internacional que permitem também apoiar os clientes noutras áreas do conhecimento.
“O escritório atua nas áreas do Direito Bancário, Financeiro e das Empresas. Nós nascemos fruto dessa competência e experiência e esses ramos continuam a ser uma parte muito significativa da nossa atividade e queremos que assim seja. Mas, é evidente que a vida das empresas não se resume só à vida das organizações, pois estas são compostas por pessoas que também têm necessidades individuais e isso é algo que queremos ajudar a acautelar”, elucida João de Sousa Guimarães. 

 

A qualidade é outro princípio basilar que guia a sociedade desde a sua constituição, “não só a preocupação com a qualidade dos  serviços jurídicos mas, essencialmente, a qualidade da ação enquanto organização”, tal como refere o fundador. “Desde a nossa fundação que nos preparámos para receber o novo referencial normativo da norma ISO9001:2015 e, por isso, já estávamos  reparados internamente. A qualidade foi um investimento e está a ser uma aposta extraordinária. Esta não é apenas um conjunto de princípios internos formatados e predefinidos. Ou seja, isso existe, é verdade, e a partir daí a qualidade da organização interna fica assegurada. Mas a qualidade oferece também uma oportunidade extraordinária, pois convida-nos, enquanto gestores a uma reflexão sobre aquilo que podemos sempre melhorar no dia-a-dia de uma organização. E isto ajuda-nos muito com todos os stakeholders com os quais nos relacionamos, desde clientes a fornecedores ou parceiros, porque há uma busca de  aperfeiçoamento nas relações com todos eles”, acrescenta ainda.

 


Foi no seguimento desta dedicação e entusiasmo em prosseguir as melhores práticas empresariais possíveis, que a Teixeira &  Guimarães conquistou a certificação pelo novo referencial normativo NP EN ISO 9001:2015 (Sistema de Gestão de Qualidade) no âmbito da Prestação de Serviços Jurídicos e no âmbito de Contencioso de Crédito. “No âmbito genérico da prestação de serviços jurídicos somos certificados pela entidade autónoma e independente, SGS. Mas também temos a certificação específica do  Contencioso de Crédito porque achámos que fazia todo o sentido para esta atividade, que comporta um conjunto de procedimentos
muito específicos”. Além de sedimentar a responsabilidade e compromisso perante as entidades com quem lida, todas as ações da sociedade se enquadram dentro dos mais elevados valores deontológicos, de ética, rigor e confiança. Este é um percurso que tem como destino a excelência e que distingue o modo de atuar da Sociedade de Advogados Teixeira & Guimarães. Por isso mesmo, a equipa assume e garante autonomia no estudo das questões jurídicas e enquadramento técnico; busca, de forma permanente,
soluções de valor acrescentado e gere os sistemas de desenvolvimento transacional e de relacionamento com os clientes tendo em vista a satisfação das suas expetativas. Há ainda um envolvimento auscultação periódica dos stakeholders na conformidade da atuação da sociedade e no modo como são conduzidos os respetivos assuntos com as normas de qualidade, bem como a implementação de ferramentas de gestão de procedimentos relacionados com prazos de resposta ao cliente, de cumprimento de expediente judicial e de conclusão de tarefas processuais. Ao nível interno, verifica-se a implementação e gestão de sistemas de informação e monitorização de elevado nível, sessões formativas para os colaboradores acerca do cumprimento dos parâmetros das normas, partilha de conhecimentos técnicos através da análise das mais variadas alterações legislativas e revisão periódica das normas do sistema de gestão de qualidade e a respetiva readaptação, tendo em conta a inovação do ordenamento jurídico.
“Quanto aos elementos que nos diferenciam, e sem embargo daquilo que de bom tantas outras organizações fazem, o que  podemos dizer é que procuramos desbravar o conceito de proximidade através de um contato mais direto e fluído com todos  aqueles com quem nos relacionamos. Mantemos conversas francas, ágeis, diretas e frequentes para uma informação partilhada de  modo permanente e transparente. Para isto, o investimento em tecnologia é fundamental e diferenciador para uma maior eficácia e celeridade no contacto, mas não esquecemos que, nesta área, o contacto pessoal e o fator humano são importantíssimos”,  sublinha João de Sousa Guimarães. Quanto à equipa que representa, destaca as características da permanente vontade de  aprender, de dinamismo e a combinação entre jovialidade e elementos mais experientes. Em suma, remata ainda: “Procuramos  alcançar um conjunto de algo a que designamos como cinco C’s e que são as características da comunicação, competência,  confiança, celeridade e confidencialidade”. 

 


Futuramente, o líder da Teixeira & Guimarães antevê alguns desafios: “A sociedade vai lançar-nos novos reptos. Um deles vai ser como lidar com temas que até agora não têm salvaguarda jurídica, a maioria de âmbito tecnológico. A evolução digital vai ainda trazer divergências no modo como os negócios se fazem hoje em dia. No entanto, estamos convictos de que a constante vontade de aprender e o nosso conceito de trabalho em equipa levarão a que consigamos interpretar e acompanhar estas novas  realidades”.

 

Estamos ao seu dispor

Por serem frequentes as dificuldades de comunicação no relacionamento quotidiano com os clientes, pelo uso de diálogo técnico, procuramos, a todo o instante, privilegiar um diálogo compreensível, envolvendo o cliente em todas as vertentes do tema e nas tomadas de decisão.

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